terça-feira, 19 de junho de 2012

Direito Processual Civil


Caros colegas,

Durante o dia de hoje enviei um email ao Professor Marco Gonçalves e à Professora Elizabeth com algumas questões que me têm sido colocadas depois da publicação das notas. Ainda só recebi a resposta da Professora Elizabeth, mas de qualquer forma já tenho algumas informações que posso transmitir.

Perguntei se existe nota mínima no 2º teste, porque tenho recebido vários emails e mensagens alertando-me para o facto de não haver uniformidade na pauta classificatória: como podem reparar há alunos que foram excluídos do regime de avaliação por terem tido classificação inferior a 8 valores e outros que, apesar de terem tido nota inferior a 8 foram admitidos a prova oral, por terem uma média ponderada de, pelo menos, 8 valores. A Professora Elizabeth Fernandez disse-me que só corrigiu as provas globais, de modo que esses problemas com os testes têm de ser resolvidos pelo Professor Marco, mas, em todo, o caso a Professora disse que se em qualquer um dos testes parcelares o aluno teve nota inferior a 8 só lhe caberá ir a recurso”.  De qualquer modo, este problema será resolvido pelo Professor Marco e penso que em breve.

Em 2º lugar questionei acerca da realização das provas orais na semana seguinte. Muita gente me colocou o problema de nessa semana (por ser a semana coincidente com o início da época de exames de recurso) não serem permitidas pelo RIAPA provas orais de aprovação, até porque esse problema já foi colocado em outros anos e, como tal, poder-se-ia colocar o mesmo problema no 3º ano.  No entanto, a Professora diz a este respeito que as orais serão efectivamente no dia 27 de Junho. Tratando-se a realização das provas orais a DPCD de uma “excepção” que nos foi concedida, já que segundo a avaliação que nos foi transmitida no início do ano não estavam previstas a realização das provas orais de aprovação, “os alunos têm que decidir é se querem reprovar já (como seria se eu excepcionalmente não abrisse uma hipótese de prova oral) ou se querem antes tentar a sorte novamente na prova oral”.
Portanto, apesar de os inconvenientes que esta situação possa causar a muita gente que tenha exames de recurso a outras disciplinas, não haverá nada a fazer e as provas orais serão mesmo no dia 27 de Junho.

Quanto à questão que me têm colocado acerca da estrutura do exame de recurso, isto é, se vai seguir o mesmo modelo do 2º teste e prova global ou não, a Professora Elizabeth disse-me que não irá adiantar essa informação. Segundo a Professora os alunos estudam para os testes apenas por casos práticos e não se preparam devidamente. E é esse o motivo que explica os resultados dos testes.

Espero ter resolvido parte das vossas dúvidas!

Saudações Académicas

8 comentários:

Carla disse...

Boa noite

É preciso ter cuidado com o que se pergunta á docente pois, a questão relativa ás orais de civil declaratório, que deduzo ter sido levantada por aqueles que foram remetidos para exame, dá origem a respostas que se viram e pode prejudicar os alunos que vão a oral e causa ainda uma imagem horrível dos alunos.
É ainda da minha opinião que a delegada ao ter enviado o mail á docente deveria ter mencionado que embora tenha havido alunos que se manifestaram contra as provas orais, que também existem alunos que se encontram interessados nas orais de modo a que estes nao sejam prejudicados...

Ângela Vieira disse...

Olá Carla,

Eu tive cuidado quando formulei a questão à Professora Elizabeth Fernandez. Não disse que havia alunos contra e alunos a favor. Perguntei apenas se as orais poderão efectivamente ser realizadas no dia em causa, porque esta questão está a suscitar problemas com outros anos. O que eu disse à Professora foi o seguinte:

"Quando me foi transmitida essa informação pelos meus colegas, não foi com o intuito de reivindicar uma alteração da data. O único problema que foi levantado foi o de acontecer o mesmo que aconteceu com os alunos do 2º ano, que repentinamente tiveram de antecipar as provas orais por imposição da secretaria. Para os meus colegas, não há nenhum inconveniente em que as provas orais sejam realizadas no dia 27 (sendo até benéfico, na medida em que têm mais tempo para estudar). Não há aqui nenhuma crítica nem reivindicação, estamos gratos por nos concederem mais uma oportunidade, e apenas se colocou esta questão por a mesma ter despoletado problemas no 2º ano."

Como é óbvio se há coisa que não faço é prejudicar os interesses dos meus colegas.

Cumprimentos

carla disse...

olá
Não mencionei que nos querias prejudicar. o meu receio era que a professora fique a pensar que estamos a reclamar com as orais. ela poderia levar a mal.
já obtiveste uma resposta do professor marco?

Ângela Vieira disse...

Esse email que coloquei anteriormente foi a minha resposta ao email da Professora. No meu primeiro email, quando inicialmente coloquei a questão à Professora, disse apenas:

"Em segundo lugar, pretendia saber se as provas orais poderão efectivamente ser realizadas no dia que foi indicado pelos docentes. Segundo informação que tive, houve uma problema no 2º ano com as provas orais de Teoria Geral do Direito Civil, porque as orais haviam sido marcadas para a semana seguinte e a secretaria não permitiu que assim fosse, pelo facto de a próxima semana coincidir com a semana dos exames de recurso. Não sei se no nosso caso poderá ser colocado o mesmo problema ou não, mas ainda assim julgo que é melhor alertar para essa possibilidade."

Como pode constatar não há nada que disse à Professora que possa ter criado uma "imagem horrível dos alunos", como referiu. Mas é apenas a minha opinião.
Tento agir em conformidade com o que me pedem e tentar resolver os problemas que me colocam. É essa a minha função.

Cps.

Ângela Vieira disse...

O Professor Marco ainda não me respondeu.. Ele costuma ser breve mas desta vez ainda não me deu nenhuma resposta!

Anónimo disse...

E fizeste tu muito bem Ângela! :)

Anónimo disse...

Boa noite Angela. Coloco aqui uma questão que nao esta directamente relacionada com o curso mas espero que algu em saiba a resposta. Hoje fui tentar inscrever me para fazer melhorias e qual nao foi o meu espanto quando me disseram que o prazo terminou há 11 dias. Nao sabes se há alguma solução alternativa? Cumprimentos :)

Ângela Vieira disse...

Olá! Eu não tenho grandes conhecimentos acerca dos prazos para as inscrições para melhorias, até porque este ano não me inscrevi a nenhuma. Mas efectivamente há prazos para o aluno fazer a inscrição, sendo que no momento em que o aluno se inscreve tem de pagar uma taxa. Por esse motivo, terminado o prazo, o aluno não terá oportunidade de o fazer de outra forma. Até poderia eventualmente falar com o Professor da disciplina em causa e o Professor até podia autorizar, mas o problema é que a secretaria não iria aceitar a nota, precisamente por não haver pagamento da taxa.
Como os prazos já terminaram, não haverá nada a fazer :/