sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Regime de Avaliação


Hoje o Presidente da AEDUM (João Alcaide) e eu fomos falar com a Doutora Clara Calheiros acerca do novo regime de avaliação. Voltamos a discutir a eventual possibilidade de se alargar o período de calendarização de testes para três semanas, mas a Professora Clara não consentiu com esta ideia e fundamentou a sua discórdia. De acordo com o que nos foi explicado, a razão pela qual não será possível canalizarmos a realização de um teste de uma cadeira anual para a terceira semana de Janeiro não tem somente a ver com a recomendação do Conselho Pedagógico. A Professora Clara sinalizou outros problemas. Em primeiro lugar, a terceira semana de Janeiro está fora do período lectivo, precisamente por ser a semana de interrupção de aulas que antecede o período de exames de recurso. Marcar um teste nesta semana poderia despoletar problemas para os docentes que fizessem teste nessa altura, precisamente porque esta semana é uma garantia para os alunos, que facilmente poderiam invocar esta desconformidade para retirar benefícios pessoais. Por outro lado, foi-nos dito que esta seria uma solução que apenas seria praticável no 1.º semestre, porque efectivamente as cadeiras anuais não têm prazos a cumprir, mas o mesmo não se verifica no 2.º semestre, e, como tal a Professora desaprova esta ideia também por esta razão. Por outro lado, a Doutora Clara também nos alertou para a seguinte questão: se prescindíssemos da semana de preparação para e época de exames de recurso no primeiro semestre, também teriamos de abdicar dessa semana no segundo semestre. Isto despoletaria dois problemas: por um lado, os Professores não iriam conseguir lançar as notas com o período de antecedência estipulado no RIAPA; por outro, todas as pessoas que terão de ir a exame teriam de abdicar da semana de interrupção que antecede a época de recurso, porque não poderemos colher as vantagens no 1.º semestre e recusar as desvantagens que nos apareceriam no 2.º semestre.
No entanto, a Professora Clara Calheiros está disposta a discutir novamente o assunto e colocou a possibilidade de abrir uma terceira semana, não em Janeiro mas em Dezembro, possibilitando a deslocação de um teste para essa altura. Esta é uma decisão que poderá ser benéfica para alguns alunos, nomeadamente os alunos do 4.º ano. Como já tinhamos um teste marcado para Dezembro (Direito Penal) esta não é uma hipótese que nos fará grande diferença, mas em tudo caso poderá ter alguma utilidade.

Na próxima quarta-feira voltarei a reunir-me com a Doutora Clara e com todos os delegados e o problema será novamente discutido.

Votos de um bom fim-de-semana!

Saudações de amizade,

Ângela

Sem comentários: