terça-feira, 18 de outubro de 2011

Marcação de testes


Como é do conhecimento de todos, por deliberação do Conselho Pedagógico, ficou acordado que a partir deste ano a calendarização dos testes seria feita num período específico, durante o qual não haverá aulas. Este período diz respeito às duas primeiras semanas de Janeiro e às duas primeiras semanas de Junho.

Com excepção do teste de Direito Penal (agendado para dia 12 de Dezembro), faremos testes a todas as outras disciplinas em Janeiro. Até agora, temos os seguintes testes marcados para este mês:
3 de Janeiro – Direito Processual Civil
6 de Janeiro – Direitos Reais
12 de Janeiro – Direito das Obrigações
A esta situação, acresce o facto de  o Professor Cláudio pretender marcar o segundo teste de Fiscal II para o dia 9 ou 10 de Janeiro, já que, tratando-se de uma cadeira semestral, há prazos a cumprir e não há grande flexibilidade em relação à marcação de testes. Como se constata, o nosso calendário fica extremamente preenchido.

Para resolver este problema e ir de encontro àquilo que me têm sugerido, falei com o Professor Nuno Oliveira e sensibilizei-o para esta situação. Pedi-lhe para adiar o teste de Obrigações para dia 18 de Janeiro, de forma a procedermos à marcação do teste de Fiscal na segunda semana e, desta forma, o nosso calendário ficava garantidamente mais aliviado.

O Professor Nuno Oliveira mais uma vez foi compreensivo e demonstrou vontade em colaborar, adiando o teste. No entanto, por uma questão de ética profissional, disse que adiaria o teste se não houvesse nenhum inconveniente por parte do Conselho Pedagógico. Acontece que o Professor Nuno teve indicações no sentido de que não deveria proceder ao adiamento do teste para a 3ª semana de Janeiro porque isso vai contra ao que ficou acordado em Conselho Pedagógico e, além disso, a 3ª semana já está fora do calendário reservado ao período de testes, de forma que os alunos poderiam legitimamente recusar-se a realizar o teste neste dia e isto poderia despoletar consequências negativas em relação à disciplina de Obrigações.

Como também se compreende, o Professor Nuno Oliveira, depois disto, ficou um pouco reticente ao adiamento do teste e, hoje, comunicou-me que não iria contrariar a orientação do Conselho Pedagógico, pelo que o teste de Obrigações terá de realizar-se na 2ª semana de aulas.

Desta forma, para tentar contornar este problema, hoje fui falar com o Professor Mário Monte (Presidente da Escola de Direito) para sensibiliza-lo para o problema da marcação desenfreada de testes em Janeiro e sugeri a seguinte solução:
-  as duas primeiras semanas de Janeiro ficariam reservadas para a marcação de testes, mas a terceira semana deveria ser aberta à possibilidade de marcação de testes às cadeiras anuais, havendo assim um período de 3 semanas reservado à marcação de testes.

Isto resolveria parte dos nossos problemas porque, por um lado não estariamos a contrariar a deliberação do Conselho Pedagógico, por outro haveria a possibilidade de marcarmos um teste de uma cadeira anual na 3ª semana (já que nas cadeiras anuais não se coloca o problema da rigidez dos prazos), ficando as restantes semanas mais aliviadas.

O Professor Mário Monte garantiu-me que iria tentar dar resposta a este problema. Também já expus a situação à Professora Clara Calheiros, de modo que, se os Professores atenderem a esta última “súplica”, poderá ser possível solucionar este problema de outra forma, sem colidir com os interesses de ninguém.

Penso que esta é a única solução, até porque, como bem podemos compreender, nenhum Professor irá contrariar uma recomendação do Conselho Pedagógico.

Logo que tenha mais alguma informação, colocarei no blog. De qualquer modo, quero deixar aqui ressalvado que, apesar de todo o esforço, há sempre a possibilidade de não conseguirmos aquilo que pretendemos.

Saudações Académicas

18 comentários:

Anónimo disse...

" última súplica " ? " há sempre a possibilidade de não conseguirmos aquilo que pretendemos. " ? Quando a Daniela era delegada nada disto acontecia, a marcação de testes sempre foi feita de forma equilibrada. Espero que sejam feito todos os esforços para que este ano a marcação seja feita de acordo com os mesmos critérios

Anónimo disse...

Ângela, para quando é que está marcado o 1º teste de Fiscal? :/

Ângela Vieira disse...

Antes de mais não faço nem me interesso por qualquer comparação que possa ser feita com a delegada anterior. Ainda para mais quando considero que a comparação é incomparável.
Efectivamente começo a achar que têm razão aqueles que me alertam para o facto de estar a cometer um grande erro: o erro que querer fazer de mais, de fazer por agradar a todos e de ir além daquilo que me compete. Se o faço é porque de facto acho que a maior parte das pessoas merece este empenho da minha parte e merece a dedicação que diariamente entrego ao trabalho que faço. É obvio que sei perfeitamente que não há turmas perfeitas. Há sempre aquele tipo de pessoas que não se “descolam” da sua tacanhez de espírito e só vivem felizes apontando críticas e defeitos.
Apenas me intriga o facto de saber que há gente que nem pensa que atrás de bons resultados se escondem muitas horas de trabalho, e que algumas vezes, para além de não ser reconhecido, ainda é alvo de críticas infundadas.
Como já deveria ser do seu conhecimento, esta deliberação do Conselho Pedagógico vigora para o presente ano lectivo, não vigorou no ano transacto. Por isso, custa-me a entender como há pessoas que ainda se sentem indignadas ou surpreendidas pelo facto de no ano passado não se ter verificado esta situação, ainda por cima depois de estar a fazer tudo o que posso para resolver o problema. Quantos delegados é que tomaram a iniciativa de ir falar com o Presidente da Escola de Direito para tentar dar resposta ao problema?! Quantos delegados é que abdicam do tempo que eu abdico para se dedicarem como eu me dedico? Provavelmente muito poucos.
Só quero deixar aqui bem claro que, se houver muita gente descontente com o meu trabalho, posso deixar o cargo à disposição daqueles que julgam que conseguem fazer melhor. Só não tolero, nem posso tolerar, que haja gentinha medíocre que esconde a sua ignorância por detrás de comentários anónimos.

Ângela Vieira disse...

O teste de Fiscal será marcado aquando do início das aulas com o Professor Claudio. A indicação que o Professor me deu é que o teste seria ou no dia 9 ou 10 de Janeiro, atendendo ao nosso calendário até ao momento :)
Cps.

Anónimo disse...

Caros colegas,
Acho que ninguém concorda com o comentário que foi feito e é nestes momentos que devemos apoiar quem tudo tem feito por nós.
Sejamos práticos, ninguém deseja o trabalho que foi feito o ano passado. Mesmo que considerássemos que o trabalho foi muito (que não foi), os interesses alvo eram bastante mais focados...
Acho que só mesmo uma pessoa o desejava.

Ângela Vieira disse...

Para o bem e para o mal não farei qualquer tipo de comparações com a Daniela. Obrigada pelo apoio, mas a verdade é que prefiro ficar à margem deste tipo de conversas.
Cps

Bruna disse...

Mediante este tipo de comentários, sinto-me na obrigação de mostrar a minha indignação!!!
Considero este tipo de comentários complementamente desnecessários e desprovidos de lucidez. Para não falar na falta de respeito aqui demonstradas, pois quando não se está contente com alguma coisa (o que neste caso me parece impossível, face ao espantoso trabalho que está a ser feito) expõe-se a situação directamente e não atrás de um comentário anónimo.
A meu ver, dispensa-se também comparações de anos e delegados. Cada ano tem as suas especificidades e este como todos já nos apercebemos está a ser um pouco turbolento no que concerne às alterações necessárias e sobretudo com a alteração da calendarização. Tal se se aplicar é este ano nos restantes não houve esse problema. Há que atender a este aspecto!!!
É notório e não é necessário dizê-lo mas faz questão de frisar o empenho e dedicação por parte da nossa representante.
Eu, tenho assistido de mais perto a todo o trabalho feito no sentido de contornar esta situação e garanto que mais é impossível!!!
Orgulho-me da representante que tenho e do seu método de trabalho.
Apoiar-te-ei sempre pois sei que o que fazes é em prol de todos.
Se precisares de ajuda para alguma coisa já sabes que podes contar comigo.

OBRIGADA

Anónimo disse...

Espero bem que os testes não sejam marcados de acordo com os mesmos critérios do ano passado; caso contrário, estamos mal. Francamente, parece impossível que venham para aqui fazer este tipo de provocações infantis.
Já agora, aproveito para dizer que, só mesmo alguém totalmente parcial é que poderia sequer comparar o trabalho do ano passado com o que está a ser feito este ano, enaltecendo o primeiro. E qual é o objectivo? Destabilizar? Para quê? Preocupem-se antes em apresentar alternativas para os problemas.
Só estou a fazer este comentário para apoiar a actual delegada, que está a fazer um óptimo trabalho e não merece ser alvo deste tipo de críticas.
Continua assim Ângela e obrigado pelo teu esforço!

Ângela Vieira disse...

Muito Obrigada Bruna :)
Concordo inteiramente contigo, por isso é que repudio qualquer tipo de comparação que possa ser feita, independentemente de desconhecer quem tece este tipo de comentários disfarçados no anonimato. Portanto, de forma a evitar que se crie um mau ambiente gerado por este tipo de situações ou que reapareça algum “Joaquim Oliveira” para tentar afectar-me, apelo ao bom senso de cada um.
Obrigada Bruninha! :)

Ângela Vieira disse...

O único problema que se coloca é que as circunstâncias deste ano são totalmente diferentes das do ano passado. Não querendo desmerecer o trabalho de ninguém, acho que este ano a minha tarefa é bem mais complicada, porque esta deliberação está a criar-nos imensas dificuldades e, embora esteja a fazer o possível e o impossível para contornar o problema, é óbvio que não é nada fácil. Se alguém tiver a solução para isto, peço que digam.
Volto a reforçar a ideia, pedindo a toda a gente que não recorra a métodos baixos de forma a responsabilizar-me por algo que não me poderá ser imputável..

Anónimo disse...

Obrigada Ângela pelo teu empenho e pelo teu trabalho, tens sido sem dúvida a melhor delegada ao longo dos anos, mesmo tendo em conta que todos os anos apresentam diferentes desafios.
Não ligues de todo aquele comentário pois tenho a certeza que não representa minimamente a opinião da turma, isto é se representa efectivamente a opinião de "alguém".
Parabéns e continua o bom trabalho!

Joana disse...

Obrigada pelo bom trabalho até agora, parabéns!

Inês Rodrigues disse...

Não pude deixar de ignorar o que aqui se passa e tive que colocar o meu comentário.
Penso que a provocação anónima que aqui foi feita é Totalmente descabida e francamente despropositada. De facto, não se devem fazer comparações, mas não posso deixar de enaltecer o trabalho extremamente bem feito que a Ângela tem feito. Penso, sinceramente, que tens sido impecável e tens-te esforçado ao máximo em prol dos interesses de toda a turma. Se há algo que ninguém te pode apontar é falta de empenho ou dedicação na tua função como delegada.
Eu, pessoalmente, estou muito satisfeita com tudo o que tens feito e só tenho a agradecer-te.
Manifesto aqui o meu total apoio a ti Ângela e a minha completa desaprovação em relação a comentários sem fundamento, de pessoas que nem dar a cara conseguem.

Daniel Pires disse...

Muito bem Ângela
O teu esforço para com a turma tem sido visível.
Muito sinceramente não entendo co mo alguem tém o desplante de vir a público comparar a tua marcação com a do ano anterior, dizendo "Quando a Daniela era delegada nada disto acontecia, a marcação de testes sempre foi feita de forma equilibrada." Quando a turma sabe bem por que critérios pessoais se regeu a nossa representante no ano transacto ..... Por isso, ao contrário do que disse o Sr/a Anónimo, espero que continues com o bom trabalho, como tens feito (não desanimes pois nem Cristo agradou a todos, e dificil será agradar a uma turma tão grande e diversa), mas não uses os critérios do ano passado, tipo viagens a Bora Bora e coisas assim..
Só esperamos de ti o que ja tens mostrado ser... bjinhos

Daniel Pires

Anónimo disse...

Comparar e relativizar é sempre positivo,
se daí não se fizer uma batalha.
-... e desde que nos leve para algo melhor...

FILIPA MOREIRA disse...

Ângela, parabens pelo trabalho que como nossa representante tens apresentado e o esforço que tens feito em prol dos nossos interesses, penso que esta opinião vai de acordo com o da maioria da turma.
No curso de DIREITO não deve haver anonimato, será que amanhã é permitido ir para tribunal escondido dentro de um saco? para não saberem a nossa identidade?
Lamento, mas não será possivel, de modo que o mesmo se deveria aplicar aqui, e não aceitar o anonimato.

ADRIANA MOÇAS disse...

Quanto às pessoas que revelaram a sua identidade: cada um tem a sua opinião e tem, obviamente, o direito de a expressar, desde que com respeito pelos outros.

Quanto às pessoas que não a revelaram: bando de cobardes! Vocês nem mereciam é que a Ângela se desse ao trabalho de vos responder. Façam alguma coisa de útil e não gastem o vosso tempo a tentar gerar controvérsia, OK? A Ângela tem feito os possíveis para coadunar as escolhas académicas com as nossas opiniões. Se pretendem dizer algo e expressar uma posição, respeitem-na e assinem.

PS: fiz este comentário mas bem sei que não irá mudar (quase) nada! A falta de "ditos cujos" é muito dificilmente colmatada!

Adriana Moças

Ângela Vieira disse...

Muito obrigada :)