sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Aulas teóricas de Obrigações: Horário

*  Caríssimos colegas,
Na passada quinta-feira o Professor Nuno Oliveira falou novamente com os alunos do turno 2 acerca da possibilidade de se proceder a uma alteração do horário de Obrigações. Como bem se devem lembrar, esta questão já tinha sido exposta por mim, através de um anúncio que coloquei no blog e durante uma “reunião” realizada na passada segunda-feira com os alunos que compareceram.
Relembro que a pretensão do Professor Nuno era aumentar o horário das aulas teóricas para 3h semanais e, preferencialmente mas não obrigatoriamente, colocar os 2 turnos a funcionar no mesmo dia, por uma questão de coordenação e de melhor funcionamento das aulas.
Dada a exiguidade do número de alunos que estavam na aula de quinta-feira, fui incumbida de voltar a falar com a turma e perceber se poderemos, efectivamente, chegar a um consenso.

Como o Professor Nuno referiu na aula, será completamente impossível leccionar a matéria programada com 2h30 semanais, de forma que o alargamento do horário das aulas teóricas é uma necessidade. Como todos sabemos, Direito das Obrigações é uma disciplina que nos exigirá muito tempo de estudo, dada a quantidade e o grau de dificuldade das matérias leccionadas, de modo que o aumento do número de horas à disciplina seria uma medida que visaria, apenas, beneficiar os alunos.

A solução proposta foi colocar ambos os turnos a funcionar à terça-feira (já que a única alternativa seria a sexta), no seguinte horário:
·       O Turno 1 teria aulas das 13h30 às 16h30 (ou das 14h às 17h, caso o Professor Luis Couto Gonçalves não se importasse de começar a leccionar a aula TP às 17h)
·       O turno 2 teria aulas das 17h às 20h, em simultâneo com o turno 1 de Direitos Reais.
·       Se esta alteração fosse fectuada, falariamos com o Professor Rocha de forma a saber se a aula de Fiscal, leccionada ao final da tarde de quinta-feira, poderia ser antecipada para as 16h.

Eu compreendo que se torne desagradável estarmos constantemente a falar em alterações ao horário mas, efectivamente, há problemas que têm de ser resolvidos, não por “capricho” mas por necessidade. E, do ponto de vista do Professor Nuno Oliveira, esta alteração é necessária.

Depois de transmitido o recado, abrirei uma votação de forma a conhecer a vossa opinião acerca deste assunto. As hipóteses que se colocam são as seguintes:
1.      Concordo com a alteração da aula de quinta-feira para terça, e aceito o alargamento do horário das aulas teóricas para 3h semanais.
2.      Não concordo com a alteração da aula de quinta-feira para terça e, como tal, a aula deverá manter-se com o mesmo horário.

Peço a todos que votem de acordo com a vossa consciência e de acordo com o que consideram ser o melhor para todos nós.
Fecharei a votação no final do dia de segunda-feira.

Cumprimentos amigos,

Ângela Vieira

16 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal já não tinha havido uma decisão? Tratou-se de um pedido que está a passar a ser uma exigência? Por favor já começa a cansar. Se estipularam 2.30h semanais é porque é suficiente! Claro que para os alunos do turno 1 é indiferente, mas apelo a que pensem também nos restantes colegas.

Ângela Vieira disse...

Caro/a colega,

Como deve calcular limito-me a cumprir as tarefas que me pedem para fazer. Não tenho nenhuma predileccção especial por fazer alterações ao horário, nem por andar a resolver problemas que não se encontram na minha esfera de competências.
Se o professor Nuno insistiu no assunto é porque, de facto, considera que esta seria uma alteração necessária. Não me refiro ao facto de colocar ambos os turnos a funcionar à terça-feira (porque como o Professor referiu, este não é um pedido que tem de ser obrigatoriamente cumprido), mas sim à possibilidade de procedermos a um alargamento do horário das aulas teóricas.
É obvio que este não é um pedido que está a passar a ser uma exigência. Aliás, se foi à aula na passada quinta-feira saberá que o Professor disse que em caso de dúvida prevalecerá o que está definido actualmente.
Mais uma vez repito que só voltei a expor o assunto à turma porque o Professor me dirigiu um pedido nesse sentido. E se o fez é porque, de facto, considera que 2h30 semanais não são assim tão suficientes como o/a colega afirmou.

Cps.

Anónimo disse...

Eu considero que quem não está a pensar nos colegas são as pessoas que não concordam com a alteração. É que, para além dos alunos do turno 1 serem obrigados a vir mais um dia e uma manhã que o turno 2, também são obrigados a continuar a ter 2 horas e 30 minutos por semana, porque o turno 2 não quer mudar, sendo certo que, se a aula de obrigações continuar na quinta, provavelmente não poderá ser alargada e claro que o mesmo acontecerá com a aula de terça, que continuará com a duração de 2 horas e 30 minutos. Eu acho que ninguém quer chegar ao fim do ano com um quarto da matéria por leccionar! É só uma opinião!!

Sandra disse...

Angela, não sei o porquê de as minhas perguntas e sugestões não estarem a ser publicadas mo blog mas volto a perguntar se não há a possibilidade de colocar essas 3h na segunda-feira de manha. Agradeço que aceites a publicação e que me respondas. Obrigada

Ângela Vieira disse...

Publico sempre todos os comentários que recebo, quer sejam mensagens de apoio, críticas ou sugestões. Portanto, se os teus comentários não foram publicados é porque não os recebi. Quanto à sugestão que deste acerca da alteração da aula de Obrigações para segunda-feira de manhã, creio que não será possível por causa dos trabalhadores estudantes. A maior parte deles vem à quinta à tarde e se houvesse uma alteração desta aula teria de ser para horário que eles pudessem frequentar, isto é, a partir das 17h.

Sandra disse...

Ok, Angela. Esclarecida. Apenas disse aquilo não de uma forma ofensiva mas porque era o 5º comentário que te deixava e que não era publicado e consequentemente não obtive resposta. Mas obrigada pelo esclarecimento

Ângela Vieira disse...

De qualquer modo, volto a salientar que não tenho qualquer barreira aos comentários, nem mesmo os anónimos. Publico sempre todos os comentários que recebo (desde que não sejam insultuosos nem ofensivos ao meu trabalho), independentemente de estarem identificados ou em anonimato.
Portanto, mais uma vez repito que se as tuas sugestões acerca da possibilidade de procedermos a uma alteração do horário de Obrigações não foram publicadas, é porque provavelmente ocorreu algum erro no envio, que não é da minha responsabilidade.
Sou a primeira a pedir e agradecer qualquer sugestão que possam dar e penso que sempre revelei toda a disponibilidade para esclarecer qualquer tipo de questões que me são colocadas.
Portanto, jamais será preciso que me digam para aceitar os comentários, porque faço-o sempre por minha vontade e com muito gosto. Se isso não aconteceu garanto-te que não foi por minha culpa nem por minha vontade. Espero que compreendas a minha situação..

Bruna disse...

Ângela, não posso deixar de agradecer o notável trabalho que estás a fazer em prol da turma.
Estás a fazer tudo que está ao teu alcance (o que é notório) para que a vontade da maioria prevaleça. Deste modo, estás a instituir o espírito democrático o que é característico de um Estado de Direito :)
É início de ano e como tal a azafáma do costumo, especialmente este ano no que respeita ao horário e às suas alterações necessárias.
Parece-me que esta é a última alteração e a pedido do professor, espero que assim o seja não só pela turma, mas por ti, pois reconheço o trabalho que estás a ter.
Mais uma vez obrigada.

Anónimo disse...

Acho que sabes que todos te estamos agradecidos Ângela...
Mesmo os mais casmurros, nos quais os esclarecimentos custam a entrar, a tua paciência tem-se revelado Santa.
Não posso é deixar em claro aqueles que te criticam constantemente, mas para esses diabretes não perderei tempo a dirigir palavras. Dirijo-as a ti: continua o que tens sido até agora, e serás óptima!

Todos os comentários que fiz foram aceites e creio que este terá o mesmo destino.
Para quem não tem essa sorte,que guarde o comentário e tente mais tarde... Também as máquinas são patetas, ainda que secalhar não tanto como nós.

Sandra disse...

Eu não vou dizer muito mais do que isto: admiro o trabalho que está a ser feito pela delegada, trabalho esse que não havia visto desta forma durante os últimos anos mas os comentários que estão a ser feitos parecem-me direcionados a mim e os quais estão a ser injustos pois ninguém injuriou ninguém e muito menos o trabalho. se se passou um problema técnico é óbvio que a respondabilidade não será da delegada e tenho plena consciência disso sem necessitar de ninguém que mo diga. Eu iria pedir desculpa pessoalmente à delegada pois não é por esta via que se resolvem as coisas, mas, neste contexto, peço desculpa pela incompreensão. E continua o bom trabalho que tens vindo a fazer...

Ângela Vieira disse...

Não precisas de me pedir desculpa por nada. Aliás, agradeço que tivesses feito o reparo, de forma a poder resolver o problema.
Não quero que este assunto seja motivo para discussões, até porque o que deveria ser motivo de discussão é o alargamento do horário das aulas teóricas de Obrigações, e não a minha competência enquanto delegada de turma.
Penso que o assunto está resolvido e espero que daqui para a frente ninguém tenha dificuldades em publicar comentários no blog. Foi nesse sentido que estive a trabalhar durante a tarde de hoje, com a reformulação do sistema de comentários.

Anónimo disse...

3horas de aula não chegam?! Era o que faltava. Cambada de agarrados! Parem de bater coros à Sr.ª Delegada, todos sabem que quando fizer alguma coisa que não tiver consenso, vai-lhe cair o Carmo e a Trindade. Que imagem degradante! Já agora, parece-me que a votação está ser minada.

Ângela Vieira disse...

Actualmente só temos 2h30 semanais. O Professor pretende alargar o horário para 3h, de forma a poder leccionar toda a matéria programada.
Não me vou pronunciar acerca da suficiência ou insuficiência das 2h30 definidas actualmente. Deixo essa tarefa ao Professor, que garantidamente é a pessoa mais indicada para opinar sobre o assunto.
Cps.

Anónimo disse...

Não posso deixar de te dar os parabéns pelo teu trabalho Ângela, principalmente pela forma consciente e responsável como tens tentado resolver os problemas que têm aparecido. Continua assim!

Anónimo disse...

Como fica o horário, então?

Ângela Vieira disse...

Penso que terá de haver uma alteração do horário, pelos motivos que já enunciei. Mas de qualquer forma, este será um assunto a resolver pelo Professor Nuno Oliveira.
Cps