terça-feira, 18 de outubro de 2011

Direito das Obrigações: alteração de Horário

"Cara Ângela,

Recebi hoje a informação de que o horário foi alterado, passando as aulas teóricas a ser leccionadas à terça-feira, entre as 9.00 e as 11.30 e entre as 14.00 e as 16.30. Embora tudo devesse ter ficado definido hoje, não recebi ainda nenhuma indicação de sala para a aula da manhã.

Por razões que não compreendo muito bem, o horário não foi alargado para três horas. Espero, em todo o caso, que as salas possam estar livres mais meia-hora e conto com a compreensão dos alunos para os "prolongamentos" que seja preciso fazer.

Em princípio, o novo horário deveria aplicar-se a partir de amanhã, dia 18 de Outubro. Suponho, porém, que os alunos não tenham sido informados da sala. Seja como for, soube entretanto, através da consulta do seu blog, que a Dra. Maria João Vasconcelos tinha agendado uma aula prática de reposição para amanhã de manhã, em horário que se sobreporia parcialmente ao da aula teórica.

Como seguramente compreenderá, a confusão com os horários e as salas está completamente fora do meu controlo. Em tais circunstâncias, penso que será melhor proceder-se da seguinte forma: na presente semana - de 17 a 21 de Outubro -, praticar-se-á ainda o horário antigo, com aulas teóricas à terça e à quinta-feira; na próxima semana, a partir de 24 de Outubro, praticar-se-á o horário novo, esperando-se que entretanto haja uma indicação "oficial" de salas.

É uma solução que me causa algumas dificuldades; parece-me, porém, ser a solução mais apropriada para evitar maior instabilidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Manuel Pinto Oliveira"

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho lamentável ainda se discutir este assunto, uma vez que houve uma clara maioria a opor-se a esta alteração e, ainda assim, irem adiante com ela. É uma falta de respeito para com as pessoas! Isto não é nem pode ser (como parece ter-se vindo a tornar) um regime totalitário. Com esta alteração, o sr. dr. Nuno Oliveira só está a prejudicar os trabalhadores estudantes e aqueles que, tendo o horário livre, arranjaram trabalho para por cá poderem andar. O que está a ser feito é uma forma de impedirem estas pessoas de virem às aulas, pois quem arranjou um part-time, como é o meu caso, não vai despedir-se agora, porque essa é uma solução imprescindivel para que possa continuar a frequentar o curso. Reforço mais uma vez que é lamentável esta situação.

Ângela Vieira disse...

A única coisa que posso garantir é que transmiti ao Professor aquela que foi a vontade maioritária da turma. A partir desse momento deixo de ter qualquer responsabilidade no assunto. Pelo que me foi transmitido, esta alteração foi efectuada pela Secretaria da Escola de Direito, precisamente pelo facto de o antigo horário ter gerado algum problema em relação ao horário reservado à aula teórica de Obrigações e em relação ao segundo turno de Fiscal.
Compreendo perfeitamente que esta alteração tenha causado algum transtorno e sei também que para os trabalhadores estudantes a dificuldade é acrescida. Tentei colocar um turno ao final da tarde, de forma a permitir aos trabalhadores estudantes frequentar essa aula, mas devido ao facto de o Doutor Nuno iniciar a leccionação de um mestrado à terça-feira ao fim da tarde inviabilizou esta alteração.
Ainda que não tenha a menor das responsabilidades pela alteração de horário, peço desculpa em nome dos responsáveis por esta situação inconveniente. No entanto, a verdade é que não haveria forma de solucionar o problema com que nos defrontamos, porque por um lado o horário das aulas teóricas de Obrigações tinha de ser alargado, por outro o horário de Fiscal, por consideração ao Professor Rocha, também tinha de ser ampliado. Como bem pode compreender esta situação despoletou um problema que jamais seria resolvido sem alterar a aula de Obrigações para terça ou sem extinguir um turno de Fiscal.
De qualquer modo, se tiver em mente uma outra alternativa que resolva este problema, pode sempre direccionar a reclamação para o Professor Nuno, desde que devidamente identificada.
Cps.