quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Calendarização dos testes


Caros colegas,

Como já havia comunicado, durante a tarde de hoje os delegados de turma de todos os anos reuniram-se com a Doutora Clara Calheiros para falar acerca do problema da calendarização de testes. O que a Professora Clara nos disse é que iria haver flexibilidade no que concerne à marcação de testes, tanto no primeiro, como no segundo semestre. A Professora aceitou que deslocássemos alguns testes para Dezembro, de modo a aliviar o mês de Janeiro, e também aceitou a minha proposta de deslocar um teste de uma cadeira anual para Fevereiro.

Desta forma, a calendarização que até ao momento me pareceu ser a mais adequada dentro daquilo que é exequível, foi a seguinte:

·         Manter os testes de Reais nos dias em que estavam agendados – 15 de Novembro e 6 de Janeiro (ainda coloquei a hipótese à turma de agendar o segundo teste no dia 7, mas houve uma grande oposição pelo facto de o dia 7 corresponder a um sábado);
·         Adiar o teste de Penal para o dia 27 de Fevereiro, no início do 2º semestre (O Professor Conde Monteiro aceitou a proposta e não colocou entraves ao adiamento do teste);
·         Manter o teste de Obrigações no dia 13 de Janeiro;
·         Deslocar o 2º teste de Fiscal no dia 15 de Dezembro, sendo que o primeiro continuaria no dia 7 de  Dezembro. Esta é uma opção que resolve vários problemas: em primeiro lugar, porque descongestiona um pouco o mês de Janeiro, cedendo-nos mais tempo para Obrigações; em segundo, porque muita gente tem DIP por fazer e, como o teste de DIP está marcado para dia 9, penso que é vantajosa esta alteração;
·         Manter o teste de Processual Civil no dia 3 de Janeiro (não havendo de maneira nenhuma outra alternativa possível).

Com o intuito de viabilizar uma leitura mais rápida e inteligível do nosso calendário de testes para o período que se avizinha, fiz um calendário onde constam as datas de todos os testes parcelares agendados:




Assim, encontram-se marcados os testes para todas as disciplinas. Dentro das possibilidades que me foram concedidas, fiz o melhor que pude de forma a distribuir os testes de forma mais equilibrada possível, dentro das hipóteses que me permitiram conjugar a vontade da turma, a disponibilidade dos Professores e os interesses dos alunos que têm cadeiras por fazer.
Eu bem sei que a maior parte da turma preferia que, em vez de Penal, fosse o teste de Obrigações a ser realizado no mês de Fevereiro. No entanto, o Professor não concordou com essa hipótese e disse por diversas vezes que essa não era uma hipótese a considerar. Por isso, na minha maneira de ver as coisas, julgo que o melhor é aceitar e não insistir nesta possibilidade, porque mesmo que o Professor até cedesse, já deu para perceber que seria uma alteração forçada e não realmente pretendida.
Hoje na reunião voltei a falar na possibilidade de se abrir a terceira semana em Janeiro, mas esta foi a única proposta que a Doutora Clara rejeitou veemente, pelos motivos que já expliquei anteriormente. A propósito de a terceira semana ter sido aberta ao primeiro ano, a Professora Clara disse que isso só aconteceu pelo facto de as aulas se terem iniciado mais tarde. Além disso, o 1.º ano terá aulas na primeira semana de Janeiro de forma a compensar a abertura da terceira semana.
Espero que ninguém fique desagradado com esta calendarização porque, comparativamente com a dos restantes anos, está bastante razoável.

A título conclusivo, queria deixar aqui plasmado que, a menos que alguém consiga arranjar outra solução que conjugue os interesses da turma com a dos Professores, estas datas serão definitivas, não sendo susceptíveis de quaisquer alterações repentinas, por motivos que me poderão ser imputáveis.

Cumprimentos amigos

14 comentários:

amélie disse...

Obrigado Angela pelos esforços que fizeste que até ficou um calendario de testes bom !! obrigada !!

ADRIANA MOÇAS disse...

Calendário perfeito!

Adriana Moças

Eva Gomes disse...

Parabéns pelo teu trabalho incansável!

Anónimo disse...

Obrigada por teres tido em consideração quem tem cadeira de dip para trás e por não teres em consideração os finalistas que esses sim necessitam efectivamente de terminar a licenciatura, que tem teste dia 16 de dezembro.

Ana Raquel disse...

grande angela! parabens por todos os esforços!

Inês Fernandes disse...

Parabéns pelo Trabalho feito....
Os testes tão bem assim...

Inês Fernandes

MJ disse...

Acho que, sobretudo tendo em conta que não teremos o tempo todo para esta "luta" constante relativa à calendarização, e tendo que haver cedências de ambas as partes... Parece-me que este horário, de qualquer das formas, está bem conseguido! :)

Obrigada pelo esforço. Valeu a pena :)

Catarina Santos disse...

Parabéns Ângela! e parabéns às pessoas que REALMENTE se preocuparam com a situação !

Ângela Vieira disse...

Obrigada a todos :)

Em relação aos alunos do 4º ano, compreendo que possam ter ficado descontentes com a marcação do segundo teste de Fiscal II para o dia 15 de Dezembro. Mas, como devem compreender, eu sou a delegada do 3º ano e a minha função é zelar pelos interesses dos meus colegas. Portanto, não posso, não devo e nem seria correcto da minha parte prejudicar os alunos do 3º ano com o intuito de salvaguardar os interesses dos alunos do 4º ano.
Lamento, mas é impossível conseguir agradar a todos.

Anónimo disse...

Ok, então zelas pelos interesses dos alunos do terceiro ano com cadeiras para trás, os restantes não merecem qualquer tipo consideração da tua parte, uma coisa seria zelar pelos interesses únicos e exclusivos dos alunos de terceiro ano, agora teres em consideracao os alunos que tem cadeiras para trás de segundo ano e não teres tido em consideracao os de quarto. Dois pesos, duas medidas!

Ângela Vieira disse...

Para que fique claro, o motivo pelo qual antecipamos o 2º teste de Fiscal (que inicialmente estava previsto ser no dia 9/10 de Janeiro) foi pelo facto de o Professor Nuno Oliveira não ter consentido com o adiamento do teste de Obrigações (dia 13 de Janeiro). Como deves compreender, a turma do 3º ano desde o início me pressionou para resolver esta situação, porque era extremamente complicado fazer teste de Fiscal e de Obrigações com um tão curto intervalo de tempo. Além disso, esta não foi uma escolha minha: foi marcada previamente uma reunião com a turma e, para além de esta ter sido a sugestão que reuniu maior apoio, não houve uma única pessoa que se opôs a esta possibilidade.
Tentem compreender a minha situação e a minha função. Eu não decido nada! Apenas comunico aos Professores a vontade dos meus colegas.
Não me acusem a mim, nem aos meus colegas, de não termos consideração por vocês. Tenho todo o gosto em poder colaborar com os alunos do 4º ano, desde que que essa colaboração não prejudique os alunos do 3º.

Anónimo disse...

Não me intérpretes mal tb, sei que a vossa função não e nada fácil e que nunca se consegue agradar a toda a gente, eu compreendo claro que sim, mas para quem lê o teu poste percebes, falas de uns para a quem o calendário se tornou razoável e parece que os outros para ti não tiveram qualquer tipo de peso. Acho muito que zeles pelos interesses do teu ano e para isso que és eleita, eu pelo que li no blog a reunião na falava em votação de teste, pensei que só iriam conversar acerca da reunião com a professora Clara. Considero que o teste tb e melhor em dezembro do que em Janeiro, a data e que não ficou a melhor, mas pronto, entendo que fizeste os possíveis

Ângela Vieira disse...

Esta foi uma alternativa bastante útil à turma do 3º ano porque nos cedeu mais tempo para Obrigações, caso contrário ficaríamos com um inrtervalo de apenas 2 dias entre ambos os testes. Certamente saberás bem melhor do que nós que é muito complicado fazer os testes a estas 2 cadeiras com um tão curto intervalo de tempo. Este foi o principal motivo que nos levou a antecipar o teste. Por acaso, permitiu-me resolver outro problema, que é o facto de esta alteração ir de encontro às pretensões daqueles que têm a cadeira de DIP por fazer, mas este nem foi um motivo.
É obvio que não estou a comparar! Os alunos do 4º ano estão numa situação bem mais complicada do que os alunos do 3º. Mas não posso preterir os interesses dos meus colegas, pelos interesses dos alunos do 4º, porque para isso teria de conhecer verdadeiramente os vossos interesses.
O que te posso garantir é que esta foi uma pretensão dos alunos do 3º ano, não foi uma imposição minha. De qualquer modo, peço desculpa pelo inconveniente.

Anónimo disse...

Também não considero que certos alunos, lá por serem do 4º ano, sejam os que "precisam de terminar a licenciatura", somente. Acho que é um objectivo pelo qual todos lutamos, certo? Portanto, também este pormenor me pareceu um pouquinho inconveniente :) Mas pronto. É só também um pormenor, e é de notar que a delegada tem feito o possível e o impossível para tentar resolver a situação. Também já ouvi falar que há pessoas do 3º ano que terão teste dia 3 de Janeiro em cadeiras do 3º ano e Teoria do Dto Civil dia 4, e no entanto acho que todos percebemos que nunca haverá um horário ideal que encaixe em todas as situações. Arranjou-se o que foi possível, e já está bom assim! Enquanto se faz o que se pode... A mais não se é obrigado. Devemos todos tentar entender que não é fácil.