sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Direito das Obrigações: aulas teóricas


                De acordo com as pretensões transmitidas à turma pelo Professor Nuno Oliveira, na aula da passada quinta-feira, os dois turnos das aulas teóricas deveriam passar a funcionar no mesmo dia. Segundo o docente isso iria contribuir para uma maior produtividade das aulas e iria promover uma maior coordenação entre os turnos, já que, em Dezembro, verificar-se-ão dois feriados à quinta-feira, e isso reflectir-se-ia num desnível em relação à turma de terça-feira.
                Para além disso, o Professor pretende alargar o horário de aulas para três horas semanais, de forma a poder leccionar a matéria programada mais paulatinamente e, desta forma, potenciar a aprendizagem dos alunos. Assim, em vez das 2h30 semanais, passariamos a ter 3h semanais. Seria uma medida que nos beneficiaria.
                A mim cabe-me a ingrata tarefa de tentar resolver a situação, inquirindo a turma e, em caso de aceitação, tentar colocar ambos os turnos num só dia.
                Desta forma, comunico a todos os alunos que gostaria de poder contar com a vossa presença na próxima segunda-feira para debatermos o assunto e chegarmos a um acordo. Pedia que um pouco antes da aula teórica de Direito Penal, que passará a decorrer das 18h – 20h, comparecessem na sala de aula (CP2 - 105) para que possamos discutir as hipóteses possíveis.

                Relembro que as alterações pretendidas pelo docente são as seguintes:
* Alargar o horário das aulas teóricas para 3h semanais;
* Fazer os dois turnos das aulas teóricas funcionar no mesmo dia;

                Dentro das hipóteses que temos, a única solução que nos permite cumprir os dois requisitos é colocar a aula teórica de quinta à terça-feira. Como os trabalhadores estudantes que frequentam o turno de quinta não têm possibilidade de vir à terça de manhã, a única alternativa era a seguinte:
·         O turno 1 funcionaria das 14h-17h (e falariamos com o Professor Luis Couto Gonçalves de forma a retardar a aula teórico-prática para as 17h)
·         O turno 2 funcionaria das 17h-20h, em simultâneo com o turno prático de Direito Reais para o turno 1.
·         À quinta-feira, a aula teórica de Obrigações desapareceria do nosso horário e falariamos com o Professor Rocha acerca da possibilidade de antecipar a aula para as 16h.

                Esta solução ia de encontro ao pedido que o Professor Nuno Pinto de Oliveira dirigiu à turma e cumpria os dois requisitos estipulados pelo docente. Em mais nenhum dia (exceptuando a sexta-feira) seria possível alongar o horário de aulas e fazer funcionar os dois turnos no mesmo dia.

                Peço que pensem no assunto e que na segunda-feira (antes da aula teórica de Penal) me possam transmitir a vossa decisão para que ela seja comunicada ao Professor.

                Bom fim-de-semana a todos :)

13 comentários:

Joana Santos disse...

Ângela, na minha opinião eu preferia manter o horário como está.
No meu caso, eu tinha a terça livre e como eu mais pessoas, mas falando por mim, dá jeito para estudar. Além disso, havendo teórica em dois dias abre a possibilidade de, no caso de alguém não puder ir num dia, não perder a aula porque pode ir noutro dia.

Esta é a minha opinião e a minha preferência, uma vez que o prof pediu e não exigiu, se a maioria não quiser, penso que não nos devemos sentir pressionados a alterar.

Obrigada, beijos.

Manuela Cunha disse...

Faço minhas as palavras da Joana Santos e n, na minha opinião, não é mais meia hora que vai fazer com que as aulas sejam assim tão mais leccionadas "paulatinamente". Quanto ao desnível mencionado, é simples: nessa altura, os turnos seriam leccionados em modo único, ficando o problema resolvido, como em tantas outras ocasiões já se fez.
E claro, tal como referido pela Joana, a tarde livre de 3ª dá-me imenso jeito, pelo que é dos poucos dias que posso coordenar o estudo com a actividade extra-curricular que pratico.

E reforço a última afirmação da Joana: "uma vez que o prof pediu e não exigiu, se a maioria não quiser, penso que não nos devemos sentir pressionados a alterar." :)

De qualquer modo, desde já um obrigada pelo teu trabalho e pela disponibilidade.
Cumprimentos,

Ângela Vieira disse...

Olá Joana,

Em relação a esta situação, não haverá qualquer alteração que não seja consentida pela turma. O Professor pediu-me para explicar a situação à turma e fazer o pedido, mas não nos obrigará a proceder a mudanças contra a nossa vontade. O único problema é que se o horário ficar como está não haverá a possibilidade de alargar o horário das aulas teóricas para 3h semanais porque após a aula teórica de Obrigações há aula teórica de Fiscal e não haveria a possibilidade de pedir ao Professor Rocha para iniciar a aula mais tarde.
O problema que se coloca é que o Professor Nuno Oliveira diz que não consegue cumprir o programa com 2h30 semanais.. E isso poderá trazer-nos algumas complicações!
Mas tudo depende da vontade da turma :)

Inês Rodrigues disse...

Na minha opinião deveria manter-se o horário como esta, uma vez que, como a Joana Santos referiu, grande parte da turma não tem aulas as terças e isso representa uma vantagem em termos de estudo. A professora de processual civil também viu o seu tempo de aulas semanais reduzido em 30 minutos, de 3h para 2h30, e mesmo assim nada foi alterado. Claro que são 2 unidades curriculares distintas, com programas diferentes, mas penso que seria benéfico continuarmos a ter as terças livres. Tudo isto terá que ser discutido em conjunto e sei que tens feito o melhor que podes em prol dos interesses da turma Angela, os meus parabéns por isso!

Anónimo disse...

Mas meia hora faz assim tamanha diferença? Não me parece. Não concordo com a alteração do horário. Além do que os horários são feitos tendo em conta o programa da UC, logo, parece-me que se trata apenas de uma questão de adaptação a este novo horário. Parece-me uma mudança um bocadinho "de choque" por apenas mais meia hora de aula que, a meu ver, não se justifica.

Ângela Vieira disse...

Muito obrigada Inês :)
Eu entendo perfeitamente a situação daqueles que têm a terça-feira livre. E também sei que estes constantes pedidos de alteração de horário tornam-se aborrecidos, principalmente para os trabalhadores estudantes que têm de adaptar o horário de aulas ao horário de trabalho. Só que os horários este ano têm levantado muitos problemas que até se torna complicado arranjar solução para todos.
Se a turma não aceitar a proposta, comunicarei ao Professor que não poderá haver mudança. De qualquer forma esse foi apenas um pedido que nos dirigiu, não foi uma exigência.
Mais uma vez, obrigada :)

Ângela Vieira disse...

Segundo o Professor, desde sempre que o horário de Obrigações foi de 3h semanais. Este ano houve uma redução no horário inexplicada que, de acordo com o que o Professor transmitiu na aula, faz-lhe muita diferença porque o Programa da UC foi pensado para 3h semanais.
Além disso, o pedido de alteração do horário sugerido pelo Professor não se deve unicamente à necessidade de alargar o horário de aulas :)

Manuela Cunha disse...

Faço minhas as palavras das restantes colegas. Não concordo com a alteração do horário, pelo que a 3ª feira livre é das poucas oportunidades que tenho para conciliar o estudo com a actividade extra-curricular que pratico, e sendo a tarde a melhor altura para eu estudar, confesso que não pretendo abdicar dela. Além do mais, também não percebo qual a necessidade desta alteração algo exagerada, tendo em conta os aspectos referidos.
A questão dos feriados pode ser colmatada com dois turnos únicos - correspondendo aos 2 feriados - na respectiva semana, não havendo qualquer desnível, assim sendo, em relação aos turnos :)

Ângela Vieira disse...

Esta é apenas uma proposta do docente. Se a turma não aceitar, não se muda a aula, e os alunos do A a J vão à aula de terça-feira e do L ao Z vão à aula de quinta :)
Quanto ao alargamento do horário das aulas teóricas, tentaremos resolver a situação com o Professor :)

Manuela Cunha disse...

Claro que sim, veremos no que dá! :) E desde já um muito obrigada pelo teu trabalho e disponibilidade. Este espaço por ti aqui criado tem-nos sido certamente muito útil, a todos!

Ângela Vieira disse...

Obrigada Manuela
Faço tudo com gosto :)

Anónimo disse...

Boa tarde,
Gostava de saber se o turno teorico alterou?

Ângela Vieira disse...

Não, não houve nenhuma alteração. A turma não concordou e, como tal, não se procedeu a nenhuma alteração do horário.