Caros colegas,
Como já havia comunicado, durante a tarde de hoje os delegados de turma de todos os anos reuniram-se com a Doutora Clara Calheiros para falar acerca do problema da calendarização de testes. O que a Professora Clara nos disse é que iria haver flexibilidade no que concerne à marcação de testes, tanto no primeiro, como no segundo semestre. A Professora aceitou que deslocássemos alguns testes para Dezembro, de modo a aliviar o mês de Janeiro, e também aceitou a minha proposta de deslocar um teste de uma cadeira anual para Fevereiro.
Desta forma, a calendarização que até ao momento me pareceu ser a mais adequada dentro daquilo que é exequível, foi a seguinte:
· Manter os testes de Reais nos dias em que estavam agendados – 15 de Novembro e 6 de Janeiro (ainda coloquei a hipótese à turma de agendar o segundo teste no dia 7, mas houve uma grande oposição pelo facto de o dia 7 corresponder a um sábado);
· Adiar o teste de Penal para o dia 27 de Fevereiro, no início do 2º semestre (O Professor Conde Monteiro aceitou a proposta e não colocou entraves ao adiamento do teste);
· Manter o teste de Obrigações no dia 13 de Janeiro;
· Deslocar o 2º teste de Fiscal no dia 15 de Dezembro, sendo que o primeiro continuaria no dia 7 de Dezembro. Esta é uma opção que resolve vários problemas: em primeiro lugar, porque descongestiona um pouco o mês de Janeiro, cedendo-nos mais tempo para Obrigações; em segundo, porque muita gente tem DIP por fazer e, como o teste de DIP está marcado para dia 9, penso que é vantajosa esta alteração;
· Manter o teste de Processual Civil no dia 3 de Janeiro (não havendo de maneira nenhuma outra alternativa possível).
Com o intuito de viabilizar uma leitura mais rápida e inteligível do nosso calendário de testes para o período que se avizinha, fiz um calendário onde constam as datas de todos os testes parcelares agendados:
Assim, encontram-se marcados os testes para todas as disciplinas. Dentro das possibilidades que me foram concedidas, fiz o melhor que pude de forma a distribuir os testes de forma mais equilibrada possível, dentro das hipóteses que me permitiram conjugar a vontade da turma, a disponibilidade dos Professores e os interesses dos alunos que têm cadeiras por fazer.
Eu bem sei que a maior parte da turma preferia que, em vez de Penal, fosse o teste de Obrigações a ser realizado no mês de Fevereiro. No entanto, o Professor não concordou com essa hipótese e disse por diversas vezes que essa não era uma hipótese a considerar. Por isso, na minha maneira de ver as coisas, julgo que o melhor é aceitar e não insistir nesta possibilidade, porque mesmo que o Professor até cedesse, já deu para perceber que seria uma alteração forçada e não realmente pretendida.
Hoje na reunião voltei a falar na possibilidade de se abrir a terceira semana em Janeiro, mas esta foi a única proposta que a Doutora Clara rejeitou veemente, pelos motivos que já expliquei anteriormente. A propósito de a terceira semana ter sido aberta ao primeiro ano, a Professora Clara disse que isso só aconteceu pelo facto de as aulas se terem iniciado mais tarde. Além disso, o 1.º ano terá aulas na primeira semana de Janeiro de forma a compensar a abertura da terceira semana.
Espero que ninguém fique desagradado com esta calendarização porque, comparativamente com a dos restantes anos, está bastante razoável.
A título conclusivo, queria deixar aqui plasmado que, a menos que alguém consiga arranjar outra solução que conjugue os interesses da turma com a dos Professores, estas datas serão definitivas, não sendo susceptíveis de quaisquer alterações repentinas, por motivos que me poderão ser imputáveis.
Cumprimentos amigos