quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Calendário de Testes

Até ao momento encontram-se marcados os seguintes testes:

Direito das Obrigações – dia 22 de Maio

Direito Processual Administrativo
·         1º teste – 11 de Abril
·         2º teste e Prova Global – 30 de Maio

Direito Processual Civil Declaratório – dia 8 de Junho

Em breve procederemos à marcação do 2º teste de Penal I, e tentarei marcá-lo junto dos Professores da disciplina para a 2ª semana de Junho.

Saudações Académicas

Direito das Obrigações

Devido à quantidade de matéria que, de acordo com o Programa da UC, ainda falta leccionar na disciplina de Obrigações, e devido ao facto do período de leccionação ao longo deste semestre ser interrompido pelas férias da Páscoa, um feriado e ainda a semana do Enterro da Gata, o Professor Nuno Oliveira foi confrontado com a necessidade de durante algumas semanas “duplicar” as aulas à terça-feira. Deste modo, as próxima aulas de Direito das Obrigações deixarão de funcionar por turnos alternativos e passarão a funcionar por turnos cumulativos, até que o Professor consiga leccionar a matéria programada, já excluindo a matéria da Responsabilidade Civil, uma vez que não haverá tempo suficiente para dar essa matéria.

Pede-se a compreensão de todos os alunos, mas o programa é extenso e o período de leccionação é reduzido, o que obriga a esforços dobrados quer da parte do Professor Nuno Oliveira, quer da parte dos alunos. Deste modo, informa-se que na próxima semana haverá aula teórica de manhã e aula teórica à tarde, sendo que as matérias dadas serão diferentes, pelo que se apela à comparência dos alunos nas duas aulas.

Saudações Académicas!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Obrigações: aula TP

A Professora Maria João acaba de me informar que, pelo facto de ainda não ter havido nenhuma aula teórica, hoje também não haverá aula prática. Portanto, na próxima quinta-feira, teremos as seguintes aulas:

·         Das 8h30 às 11haula teórica de Direito Processual Civil Declaratório (CP1-A2);
·         Das 11h às 13h haverá aula prática de Direito Processual Civil Declaratório (CP1-A3);
·        Das 14h às 16h haverá uma aula TP suplementar a Direito das Obrigações, uma vez que temos a aula teórica na terça e a aula prática versará sobre a matéria teórica que o Professor Nuno Oliveira leccionar amanhã. Esta aula será no CP1-A2.

Saudações Académicas!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alteração do Horário: IMPORTANTE

Acabo de receber a confirmação do Professor Wladimir Brito. Amanhã o turno 1 não terá aulas de Direito Processual Administrativo! O Professor dará a aula na quarta-feira, no horário actualmente estabelecido.

Saudações Académicas

Alteração de Horário

Atentem na alteração que o nosso horário sofreu à segunda-feira, em relação à disciplina de Direito Processual Administrativo, e que foi agora disponibilizada no Porta Académico. No entanto, devido à recente alteração, suponho que este novo horário não seja imediatamente aplicado. De qualquer modo entrarei em contacto com o Professor Wladimir Brito para confirmar a informação!

Direito Penal I: 1º teste


Relembro todos os interessados que o teste de amanhã será realizado nas salas 2203 e 2204, no horário das 14h às 16h.

Boa sorte a todos! :)

Direito Processual Administrativo

O regime de avaliação de Direito Processual Administrativo é composto por:

* 2 TESTES
OU
* 1 PROVA GLOBAL

Cada um dos regimes de avaliação depende de prévia inscrição na plataforma de Elearning. No entanto, os docentes não permitirão a comunicabilidade de regimes de avaliação, de modo que o aluno que opte pelo regime de testes, por exemplo, não poderá ir à prova global no caso de desistência no 1º teste ou no caso de não obter a nota mínima (8 valores), ficando irremediavelmente remetido para exame de recurso. O Professor acrescenta que depois de o aluno fazer a inscrição no regime de avaliação que prefere, não serão permitidas alterações, pelo que se aconselha ponderação na escolha a efectuar.

Os turnos serão divididos alfabeticamente (os alunos de A-J, sensivelmente, compõe o turno 1, e terão aulas teóricas com o Professor Wladimir Brito; os alunos de K-Z compõe o turno 2, e terão aulas teóricas com a Professora Isabel Fonseca). As aulas práticas serão leccionadas pelo Dr. Cláudio Carvalho.

Inicialmente, os docentes não irão proceder ao controlo de presenças. No entanto, se o número de alunos presentes nas aulas for constantemente reduzido, os Professores passarão a fazer controlo presencial. Para os trabalhadores estudantes haverá flexibilidade no que concerne à escolha dos turnos.

Oportunamente divulgarei as datas dos testes da disciplina.

Saudações Académicas

Recrutamento AIESEC

“A AIESEC é a maior organização de estudantes universitários do mundo, estando presente em 110 países e 2100 universidades e que proporciona aos seus membros a oportunidade de um grande desenvolvimento pessoal e profissional. Tem como valores activar a liderança, viver a diversidade e ambicionar a excelência agindo de forma sustentável. Através de estágios internacionais, profissionais ou projectos de voluntariado e projectos locais, oferece experiência de desenvolvimentos de competência e inspiração, e responsabilidades reais numa network global.

Com os nossos projectos de Voluntariado temos para ti o Programa Summer Abroad que te oferece a possibilidade de passares o teu verão a fazeres voluntariado em países como Brasil, Moçambique, Polónia, Índia, China, Camboja, entre outros.

Oferecemos também a possibilidade de te envolveres localmente com o Team Member Program que te dará a oportunidade de praticares a teoria, viveres o trabalho de equipa, acesso a uma network global e liderares a mudança com os mais variados projectos.

Assim, acreditamos no valor que estas experiências têm para os estudantes da Universidade do Minho, seja para agarrem as oportunidades que oferecemos localmente ou para viverem a experiência de um projecto de voluntariado internacional.

Visita-nos, lê as condições e inscreve-te no sítio www.aiesec.pt

Para mais informações passa numa das sessões de esclarecimento: 3ªfeira, 28 de Fevereiro às 11.30h; 4ªfeira, 29 de Fevereiro às 18.30; e 6ªfeira, 2 de Março às 14.00h na sala 1.11 da Escola de Economia e Gestão no campus de Gualtar, Braga da Universidade do Minho ou contacta-nos no email recrutamento@minho.aiesec.pt. “

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Elsa UMinho MUN

"Caros colegas,

Cada vez mais as competências adquiridas fora do âmbito académico são consideradas mais valias para o jovem licenciado. Porque não começar agora a trabalhar para o teu futuro?

No dia 1 de Março, na Escola de Direito, poderás participar numa actividade verdadeiramente captivante - o ELSA UMinho MUN! Este consiste numa Simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas organizados por alunos e para alunos! 

O ELSA UMinho MUN é uma actividade que te permitirá alargar os conhecimentos na área dos Direitos Humanos, travar conhecimentos com colegas de outros cursos e de outras universidades assim como treinar a tua capacidade discursiva! 

Poderás encontrar todas as informações no site http://uminhomun.wordpress.com. O prazo de inscrições é até 26 de Fevereiro, não deixes que te passe ao lado esta oportunidade!

Saudações académicas"

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Direito Penal I: 1º teste

O 1º teste de Penal I será realizado no dia 27 de Fevereiro nas salas 2203 e 2204, no horário das 14h às 16h.

A aula prática de Obrigações será leccionada em turno único no horário 16h-18h, no CP3-101.

Saudações Académicas!

Trivial Jurídico

"O Trivial Jurídico é uma adaptação do típico jogo “Trivial Pursuit” ao mundo jurídico. Existem 6 áreas questionadas, sendo elas: Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Civil Declaratório e Cultura Geral.


O Trivial Jurídico tem dois objectivos: fomentar a aproximação entre os alunos dos diferentes anos do Curso de Direito e preparar-nos para a vida profissional que se avizinha.

As equipas devem ser constituídas por um elemento de cada ano do curso de Direito, tendo
preferencialmente 4 alunos, um de cada ano. O limite mínimo de equipas é de 4, sendo o máximo de 6.


Os professores responsáveis pela elaboração das perguntas serão: Professora Eva Moreira, Professora Isabel Fonseca, Professor Pedro Freitas, Professora Andreia Oliveira e Professora Elizabeth Fernandez.

O Trivial jurídico irá realizar-se no dia 19 de Março na Escola de Direito da Universidade do Minho. Inscreve-te enviando um e-mail para vpaa.elsauminho@gmail.com.

Não percas esta oportunidade, participa!"

Curso de Direitos Humanos

O Observatório de Direitos Humanos, da Escola de Direito da Universidade do Minho, vem por este meio informar que no próximo dia 29 de Fevereiro, na Escola de Direito, realizar-se-á o primeiro encontro no âmbito do Mini Curso de Direitos Humanos, realizado pelo Observatório de Direitos Humanos.
O mesmo irá decorrer das 17h-19h, sendo em princípio, no auditório 009.
Aqueles que pretendem realizar este mini curso, o qual versará igualmente sobre Direito Internacional Humanitário, deverão comparecer e assistir à apresentação do mesmo.
Consoante os inscritos, organizar-se-ão pequenos grupos para participarem em determinadas sessões, posteriormente marcadas ao longo do semestre. Da vertente prática do curso, os participantes terão oportunidade de colaborarem de parte com entidades como a Amnistia Internacional, entre outras vantagens.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Direito Processual Administrativo

Hoje, às 14h no Auditório da Escola de Direito será projectado o filme "O Processo" de Franz Kafka, no âmbito da disciplina de Direito Processual Administrativo.

Saudações Académicas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Alteração do Horário

Caros colegas,

Como sabem, actualmente, o nosso horário à quinta-feira é o seguinte:

- das 9h às 11h30 temos aula teórica de Processual Civil Declaratório, com a Professora Elizabeth Fernandez;
- das 14h às 16h temos aula TP com o Professor Marco Gonçalves;

Na sequência de alguns pedidos/sugestões que tenho recebido por parte da turma, falei com os Professores acerca da possibilidade de procedermos a uma alteração de horário e consegui obter da parte da equipa docente uma permissão para fazer a seguinte alteração de horário:

- a aula teórica, tal como no semestre anterior, seria leccionada no horário 8h30-11h;
- e a aula prática seria antecipada para o horário 11h-13h.

Esta alteração de horário seria vantajosa na medida em que nos permitiria aproveitar melhor o tempo (e evitaria que ficássemos das 11h30 até às 14h com o tempo desocupado) e ficaríamos com a quinta-feira de tarde sem aulas, o que seria vantajoso nomeadamente para os alunos deslocados.

De qualquer modo, esta é apenas uma proposta que tem a anuência dos Professores da disciplina. No entanto, se a turma discordar desta alteração, não avançarei com esta sugestão.

Coloco, portanto, uma votação neste blog de modo a poder ter uma percepção da vontade maioritária da turma no que concerne a uma possível alteração de horário. Vota “SIM” se concordares com esta alteração e vota “NÃO” se discordares.
Fecharei as votações no próximo sábado!

Saudações Académicas

Direito Penal I: aula de dúvidas

O Professor Pedro Freitas pede para informar que na próxima sexta-feira não poderá comparecer na Universidade para a aula de esclarecimento de dúvidas, como já havia anteriormente feito referência neste blog, por lhe ter surgido um compromisso inadiável.

De qualquer modo, o Professor Pedro Freitas estará na próxima segunda-feira de manhã, a partir das 11h, no seu gabinete, para esclarecer eventuais dúvidas que possamos ter antes do teste (este será realizado na parte da tarde).

Saudações Académicas!

Direito Processual Administrativo

O Professor Wladimir Brito pede para informar que amanhã dará aula de apresentação à disciplina de Direito Processual Administrativo, às 11h, em turno único. A aula será no CP2/204.

Saudações Académicas!

Direito Processual Civil Declaratório

Avisam-se os alunos que, por razões de coordenação das aulas teóricas e práticas, as aulas teóricas terão o seu reinício no dia 23 de Fevereiro e as aulas práticas no dia 1 de Março.

Dado que a matéria a ser lecionada nas aulas teóricas e práticas será, pelo menos nesta fase inicial, diversa - tramitação do processo declarativo (aulas teóricas) e providências cautelares (aulas práticas) - solicita-se a máxima assiduidade possível dos alunos às mesmas.

Saudações Académicas!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Obrigações: aulas TP

A Professora Maria João Vasconcelos acaba de me confirmar que hoje não haverá aula prática de Obrigações. As aulas terão início, em princípio, na próxima semana!

Saudações Académicas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Direito Penal I: início das aulas

Amanhã haverá aula teórica de Direito Penal com a Dr.ª Flávia Loureiro. O Professor Conde Monteiro já me comunicou que a partir de agora todas as questões relacionadas com a unidade curricular de Penal I deverão ser comunicadas à Professora Flávia, que será a docente responsável pela leccionação da disciplina no 2º semestre.
Depois de contactar a Professora, fui informada que as aulas serão iniciadas amanhã, no horário habitual, isto é, às 18h.

Saudações Académicas!

Direito Processual Administrativo

Amanhã não há aula de Direito Processual Administrativo. O Professor Wladimir informa que iniciará as aulas na próxima quarta-feira à tarde.

Saudações Académicas!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Direito Penal I: aula de dúvidas

Por indisponibilidade do Professor Pedro Freitas, na próxima segunda-feira não haverá aula prática de Penal I. No entanto, falei com o Professor acerca da possibilidade de agendar uma aula de revisões antes do teste. O Professor tem disponibilidade no dia de quinta ou sexta. Como na quinta temos o dia ocupado com provas orais de Fiscal II, agendarei uma aula de revisões para a próxima sexta. Em breve divulgarei as informações acerca da sala e horário da aula.
Saudações Académicas!

Direito Fiscal II: consulta dos exames

A consulta dos exames de Direito Fiscal II poderá ser efectuada no próximo dia 20 de Fevereiro, entre as 11:00h e as 12:00h, no gabinete ED2002.
Saudações Académicas!

Direito Fiscal II: provas orais

As provas orais realizar-se-ão nos dias 22 e 23 de Fevereiro, de acordo com a seguinte calendarização:

 DIREITO FISCAL II
ÉPOCA DE RECURSO


PROVAS ORAIS N.ºMec.
Nome do Aluno
Classificação
Data/Horário
57596
Agostinha da Conceição Paço Araújo
9
22/02 às 9h
39941
Airdson da Graça Viana
8?
22/02 às 9h
46605
Alexandra de Fátima Branco Rodrigues
9
22/02 às 9h
57588
Ana Catarina Marques Santos da Silva
8
22/02 às 10h
51618
Ana Rita Castelo Branco de Oliveira
8?
22/02 às 10h
54618
Ana Teresa Bernardino Cruz
8?
22/02 às 10h
34883
André Mendes Costa
8?
22/02 às 10h
54634
Andreia Cunha de Oliveira
8?
22/02 às 11h
46689
Andreia Filipa da Silva Antunes
9
22/02 às 11h
55295
Bernardo Daniel Sá Lopes
9
22/02 às 11h
54592
Carla Mariana Fernandes da Ponte
8?
22/02 às 11h
57640
Celina Cristiana Costa Sousa
9
22/02 às 12h
57627
Cristina Elsa Cunha Pinto
8
22/02 às 12h
6618
Cristina Gonçalves Rodrigues Oliveira
8
22/02 às 12h
57662
Diana Cristina Campos Aguiar
8?
22/02 às 14h
54565
Diana Rafaela da Silva Ferreira
9
22/02 às 14h
57612
Dulce Marlene da Cunha Conceição
9
22/02 às 14h
54559
Filipa Andreia Rodrigues de Barros
8?
22/02 às 15h
54571
Filipa Margarida Castro de Vilaça e Moura
8
22/02 às 15h
57092
Filipa Maria Peixoto Moreira
8
22/02 às 15h
44705
Francisco Guilherme Castro Mendes Gomes
8
22/02 às 15h
54563
Iryna Lehka
8?
22/02 às 16h
49170
Joana Margarida Ferreira Alves
8?
22/02 às 16h
49181
Joana Monteiro Fernandes Martins
8
22/02 às 16h
51619
João Pedro Marques e Castro
8
22/02 às 17h
59587
José do Nascimento Pimentel Soares
8?
22/02 às 17h
57599
Kelly Ann Rodrigues Andrade
8
22/02 às 17h
51625
Liliana Carina Rodigues da Silva
8?
23/02 às 9h
59893
Lúcia Cristina Silva Magalhães
9
23/02 às 9h
57642
Luísa Carmen Alves da Costa
9
23/02 às 9h
57646
Manuela do Carmo Ribeiro de Sousa
8?
23/02 às 10h
42669
Mariana Carneiro Pinto Pinheiro
8
23/02 às 10h
52332
Mariana de Oliveira Martins
9
23/02 às 10h
51663
Micael Pinto Leitão
8
23/02 às 11h
49250
Miguel Ângelo Pinto Fontes
9
23/02 às 11h
57607
Miguel Luís Veloso Vieira Machado
8
23/02 às 11h


47151
Miquelina Marisa da Silva Costa
8
23/02 às 12h
59532
Patrícia Alexandra da Silva Gomes
8?
23/02 às 12h
62802
Paula Cristina Almeida de Andrade
8?
23/02 às 14h
56962
Paula Isabel Ferreira Martins
8
23/02 às 14h
54607
Raúl Manuel Lima Teixeira
8
23/02 às 14h
57631
Rosália Clementina Ribeiro Guimarães
8?
23/02 às 15h
57648
Silvie Patrícia Rodrigues Oliveira
9
23/02 às 15h
57580
Soraia Marlene Leite Gonçalves
8
23/02 às 15h

No dia e hora indicados, os alunos deverão comparecer no edifício da Escola de Direito a fim de responderem à chamada. Os alunos que não responderem à chamada considerar-se-ão reprovados.

As provas orais de melhoria (destinadas aos alunos que efectuem a inscrição na plataforma e-learning) realizar-se-ão no dia 23/02, a partir das 16 horas.

Saudações Académicas